A evolução do Rio de Janeiro desde 1984
O projeto Google Earth Timelapse juntou imagens de satélite de todo o mundo desde 1984 mostrando desde a evolução da população e seus empreendimentos, até efeitos das mudanças climáticas em lugares gelados. Nesta primeira imagem disponibilizamos com exclusividade A evolução do Rio de Janeiro desde 1984. Realmente é IMPRESSIONANTE!
Barra da Tijuca
Evolução do Bairro de Campo Grande RJ o maior bairro da cidade do Rio de Janeiro.
O desenvolvimento do bairro do Recreio dos Bandeirantes
Crescimento de Itaguaí RJ
Imagem impressiona com a extração de areia em Seropédica RJ
Outras imagens muito interessantes. Aqui a ASSUSTADORA evolução de Rondônia na região norte do Brasil parte da região amazônica.
Google renovou o Timelapse , um serviço que foi lançado há três anos como parte do Google Earth. O instrumento permitiu traçar as mudanças que aconteceram ao planeta entre 1984 e 2012, mas agora os autores upload de novas imagens de satélite, tiradas em 2016.
O mapa interativo permite aos usuários ver como uma certa mudança lugar nos últimos 32 anos. Ele pode ser escalado, para estudar as mudanças mais visíveis.
25 regiões que, de acordo com os autores mudaram mais dramaticamente são indicados separadamente: eles mostram o crescimento das cidades, a secagem dos mares, e derretimento de geleiras. Google publicou alguns deles como timelapses curtas.
Por exemplo, isso é o que a secagem do Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo.
Abaixo a evolução da construção de Dubai
Diminuição das camadas de neve de Columbia noa EUA
Mais sobre Google Timelapse
Timelapse é um vídeo global, com zoom que permite ver como a Terra mudou ao longo dos últimos 32 anos. É feito de 33 mosaicos anuais livres de nuvens, um para cada ano 1984-2016, que são feitas de forma interativa explorável por Carnegie Mellon University CRIAR do Lab biblioteca Time Machine, uma tecnologia para criar e visualizar timelapses com zoom e pannable mais de espaço e tempo.
Usando Earth Engine, combinamos mais de 5 milhões de imagens de satélite adquiridas ao longo das últimas três décadas por 5 satélites diferentes. A maioria das imagens vêm do Landsat , um programa de observação USGS / NASA Terra conjunta que tem observado da Terra desde os anos 1970. Para 2015 e 2016, nós combinamos Landsat 8 imagens com a aparência do Sentinel-2A, que faz parte da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia Copernicus programa de observação da Terra.
Timelapse é um exemplo que ilustra o poder do modelo de cloud-computing Motor da Terra, o que permite que os usuários, tais como cientistas, pesquisadores e jornalistas para detectar mudanças, tendências de mapa e quantificar as diferenças na superfície da Terra, usando a infra-estrutura computacional do Google e do multi-petabyte Earth Engine catálogo de dados .
Por Edson Abreu – Letra Rio Gráfica e Sites